Ômega 3 – Para que serve? Emagrece? Benefícios

omega 3

Primeiro foram às vitaminas, depois as proteínas, os minerais e agora as enzimas e gorduras. Todos esses nutrientes foram um a um sendo investigados e desvendados com o intuito de que pudéssemos entender quais os seus efeitos sobre a nossa saúde. Primeiramente para sabermos quais as comidas mais saudáveis, e depois, para que esses nutrientes fossem separados, sintetizados e postos em produtos industrializados, suplementos e remédios de diversos tipos.

O ômega 3 é um desses componentes alimentados que vem fazendo incrível sucesso na forma de suplementos e afins. O ômega 3 é um componente poderosíssimo e que cada dia mais revela novas propriedades excelentes para a nossa saúde. Aqui traremos muitas informações importantes para que você a partir de agora realmente conheça e consuma esse nutriente tão impressionante.

O que é o ômega 3?

O ômega 3 é uma gordura ou ácido graxo. Os ácidos graxos são de três tipos: saturados; monoinsaturados e poli-insaturados. O ômega 3 é um acido graxo poli-insaturado. Ele é dividido em três diferentes ácidos, ácido alfa-linolênico (ALA), ácido eicosapentaenoico (EPA), ácido docosaexaenoico (DHA) e ácido alfa-linolênico (ALA).

Para que serve o ômega 3?

O ômega 3 tem muitas utilidades para a nossa saúde e o nosso bem estar, mas os suplementos feitos a partir dessa gordura costumam propalar principalmente os benefícios que estão diretamente relacionados a nossa saúde cerebral e cardiovascular. Isso é bastante compreensível, pois seria mesmo necessário escolher apenas algumas propriedades principais dessa gordura para focar melhor na publicidade, pois os benefícios são inúmeros.

Quais os alimentos ricos em ômega 3?

É importante saber quais os alimentos ricos em ômega 3 para poder desfrutar desse incrível nutriente. O ômega 3 pode ser encontrado em diversos peixes e plantas oleaginosas. Aqui vai uma lista dos alimentos mais ricos em ômega 3.

  • Atum;
  • Sementes de chia;
  • Sementes de linhaça;
  • Nozes;
  • Sardinha;
  • Arenque;
  • Salmão.

Quais os benefícios do ômega 3?

Aqui os benefícios mais importantes do ômega 3 serão explicitados. Os principais benefícios são:

Melhora a saúde cerebral

A bainha de mielina, componente importante dos nossos neurônios, utiliza o ômega 3 na sua formação. Portanto, o consumo regular do ômega 3 permite um melhor desempenho cognitivo, aumentando a comunicação entre os neurônios, as sinapses cerebrais. O ômega 3 ajuda ainda na melhora da saúde cerebral com seu efeito vasodilatador, que aumenta a oxigenação do nosso cérebro. Quem consome ômega 3 regularmente, tem menor probabilidade de desenvolver demência senil de qualquer tipo.

Ômega 3 é bom para a saúde do coração

O ômega 3 regula as nossas plaquetas, células sanguíneas responsáveis pela nossa coagulação, impedindo que se formem coágulos dentro da nossa corrente sanguínea, e ocorram problemas graves como o AVC e o aneurisma, através do EPA. O EPA reduz ainda os nossos patamares de triglicérides, que entopem artérias. O DHA, outro componente do ômega 3, evita arritmias cardíacas, visto que regula as atividades elétricas do coração.

O ômega 3 emagrece?

O ômega 3 combate a obesidade, pois tem ação anti-inflamatória, e a obesidade é um fenômeno inflamatório. Isso é possível graças as prostaglandinas produzidas pelo organismo com o auxilio do ômega 3, que atuam combatendo inflamações.

Deixe uma resposta