BCAA – O que é, como tomar e para que serve

bcaa

Os suplementos alimentares são produtos feitos em laboratório, isolando componentes já encontrados na natureza e que tem ação intensificada na melhora da saúde e da condição física dos usuários, principalmente as pessoas que praticam atividades físicas regularmente. Não confunda com suplementos vitamínicos, que são muito utilizados também por pessoas com carências nesses nutrientes essenciais para a saúde e sobrevivência.

O BCAA é um suplemento bastante difundido no universo fitness, sendo um sucesso nas academias e trazendo resultados muito positivos para os atletas. Esse suplemento pode também ser usado por atletas de fim de semana e por quem quer apenas entrar em forma e viver uma vida mais saudável. Nesse artigo você vai desvendar esse importante suplemento e vai entender melhor como tirar bom proveito desse produto que é muito importante entre atletas, e também desfrutar de seus benefícios.

O que é o BCAA?

O BCAA é um suplemento que tem origem inglesa no nome, vindo de Branched Chain Amino Acids, ou aminoácidos em cadeia ramificada. Os aminoácidos que compõem o BCAA são os mesmos encontrados nos músculos, mas muito mais concentrados. Eles equivalem a 35% dos aminoácidos presentes em nossas fibras musculares.

Para que serve o BCAA?

O BCAA, como é composto de aminoácidos concentrados, ajuda a alimentar a massa muscular, tendo ação de aumento e manutenção da massa quando somado a atividade física. O BCAA é composto principalmente por três aminoácidos, a valina, a isoleucina e a leucina. A proporção é de duas ou oito moléculas de leucina, dependendo do produto, para cada isoleucina e valina. Isso ocorre porque a leucina é mais ligada ao aumento muscular, que é o que os usuários do produto mais buscam. A leucina ativa a célula M-TOR, que aumenta os músculos.

Quais os benefícios do suplemento BCAA?

Agora vamos enumerar todos os benefícios trazidos pelo consumo consciente do BCAA, que são ótimos para quem quer um corpo mais saudável e forte. Os principais benefícios do BCAA são:

  • Manutenção da proteína corporal, impedindo lesões por falta de proteína;
  • Redução da perda de massa magra, pois com o BCAA, a perda muscular também é reduzida;
  • Benefícios no tratamento de doenças do fígado e dos rins;
  • Melhora no sistema imunológico de atletas, já que as proteínas são fundamentais na manutenção do sistema imunológico;
  • Ajuda no processo de cicatrização;
  • Melhora dos níveis de proteína na musculatura de idosos, visto que o BCAA pode ser usado por idosos para reduzir a perda muscular comum da idade;
  • Recuperação da fadiga muscular, pois o músculo fica mais concentrado e resistente com a maior oferta de aminoácidos;
  • Estímulo da síntese proteica.

Como consumir o BCAA?

O BCAA é um suplemento de rápida absorção, podendo ser tomado antes, durante e depois das atividades físicas. Antes para dar energia para os treinos intensos, durante para fornecer glicose e reduzir o cansaço durante a atividade, e depois para fornecer proteína para a construção muscular e a recuperação pós-treino. Entre as refeições e perto dos treinos são as melhores horas para consumir BCAA, que deve ter a dosagem que varia entre 0,05 gr por kg de peso até 0,1 gr por kg de peso, ou seja, um usuário de 70kg de peso pode necessitar de uma porção do BCAA que varia entre 3,5 gr a 7 gr em cada momento (pré e pós-treino).

Deixe uma resposta